A importância da Ideologia, mas, bem um no seu lugar.


 A educação; como todos devem saber; é um processo dinâmico e cultural para nos tornar mais humanos e sociais dentro de nossas capacidades. 
 Um ótimo simples conceito, porém, é comum utilizarem erroneamente ideologias como base de uma educação. Por estes meios, o ser humano torna-se alienado, deixa de ser referência, passa a apenas aceitar e não questionar. Se torna cada vez menos humano.

 Afinal, o que é ideologia? 

 Ideologia no senso comum é um conjunto de ideias, crenças ou doutrinas de um individuo ou grupo, orientado por suas ações.

 Um exemplo mais que comum:
"quando você vai abrir a boca para emitir sua opinião sobre determinado fato você vai argumentar em prol daquilo que defende, acredita ou estudou, pois bem, tudo isso faz parte de uma gama de conhecimento que pode ser denominado ideologia. Acreditar, defender e propor." - Professor Gustavo Borges

 Tendo isto em mente, devemos entender também que ideologia é aquilo que vem em primeiro plano, é o que o indivíduo quer mostrar. Quando um religioso sai para pregar sua crença, por exemplo, sua ideologia não estará escondida entre suas palavras, estará à sua frente, o motivando. Caso não esteja aparente em suas vestimentas, você vai facilmente descobrir sua ideologia quando ele começar a falar.

 Outra característica da ideologia é intenção da universalidade. Como bem descreve o professor Luiz Reginaldo, mesmo um conjunto de ideias bem particular, sem grande força lógica para se espalhar, busca se tornar uma verdade universal e independente. Também é comum colocar de modo abstrato um conjunto de ideias visando se tornar uma ideologia. Nossos governantes estão aí para ilustrar melhor!

Para ilustrar melhor, abaixo, ideologias em contradição:

 Em meios coerentes, a ideologia tem grande importância na sociedade, afinal, quem não quer viver com seu ideal, ou, em busca de um? Quem não quer lutar por algo em que acredita? 

 Mas ué, a ideologia é boa ou ruim?

 Depende do modo como é utilizada e também da referência. Como a ideologia é também uma opinião, em um embate ideológico ambos estão certos e ao mesmo tempo ambos estão errados, dependendo de sua referência.

Ponto de vista é tudo! Mas, quem está fora e quem esta dentro?

 A ideologia nos possibilita ter opinião sobre tudo, nos faz crescer o senso crítico e isto é mais que essencial! O que não podemos deixar acontecer é o incentivo de ideologias arbitrárias, que limitam as formas de como vemos ao nosso redor. Não podemos dizer que as ideologias são mesmo boas ou ruim, mas podemos discutir sobre! 

Quem irá provar que o seu azul não é o meu vermelho? 

 Por fim, colocamos a chocante imagem abaixo, deste outro post nosso, que idealizou este novo post:
Se souberem o autor desta imagem comentem aí!

Tentamos propagar neste post nossa ideologia (Cansei da repetição dessa palavra nesse post) sobre o assunto. Então, forme sua opinião e coloque aí nos comentários se concorda ou não com nossas ideias.

Mr. Smooth

Colaborador do AAV. Tem uma grande paixão pelo blog mas vive não conseguindo deixar os posts em dia!

Comentário(s)