Por que nem todo fumante tem Câncer de Pulmão?

 
O hábito de fumar é o fator de risco mais "popular" assim por dizer, ele e capaz de aumentar em 40 vezes a chance de desenvolver câncer de pulmão quando comparados aos não fumantes. Na fumaça do cigarro existem mais de 5 mil substâncias químicas das quais cerca de 50 são cancerígenas. 

O que é?

O câncer de pulmão é um tumor caracterizado pela quebra dos mecanismos de defesa naturais do pulmão, a partir de estímulos carcinogênicos ao longo dos anos, levando ao crescimento desorganizado de células malignas.

Oh por que?

Apenas  15 % dos fumantes terão câncer de pulmão (mas isso não os impede de ter uma das outras 57 doenças que estão relacionadas ao hábito de fumar), vários fatores podem justificar o baixo numero como a idade em que começou a fumar, o número de cigarros fumados por dia, o tempo do hábito e etc.... Mas indícios mais complexos apontam para nossa genética!

Segundos estudos uma variação em um gene (parte de um molécula de DNA que carrega nossas características) localizado no cromossomo 15 (dos 23 pares de cromossomos que temos) aumenta e muito as chances de um fumante ter câncer de pulmão e também aumenta a chances de dependência do tabaco.

Câncer de Pulmão de fumante e de não fumante


90% porcento dos casos de câncer no pulmão ocorrem em fumantes, os outros 10% podem ser divididos em um terço de fumantes passivos: pessoas que tem contato direto com a fumaça do cigarro. E o restante são de pessoas que sofrem exposição a alguns produtos químicos, como arsênico, amianto ou metais pesados (presentes na poluição atmosférica por exemplo) , têm doenças obstrutivas crônicas, como bronquite e enfisema ou possuem alguns fatores genéticos (estudos apontam que o risco de desenvolver a doença é de duas a três vezes maior em pessoas com histórico familiar de câncer).


Como evitar?

Primeiramente, pare de fumar! Com isso você já diminui imensamente o risco e fora que ainda ganhou vários outros benefícios como mostrado na imagem abaixo! Ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas  também contribuem para se evitar o câncer!!


Fontes: 
Artigo científico sobre o a variação do gene do 15 cromossomo:
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/porque_alguns_fumantes_tem_cancer_de_pulmao_enquanto_outros_sao_poupados.html

Sobre o Câncer de Pulmão e fatores de riscos:
http://www.hcancerbarretos.com.br/pesquisas/93-paciente/tipos-de-cancer/cancer-de-pulmao/175-cancer-de-pulmao-fatores-de-risco

Estatísticas sobre o Câncer de Pulmão:
http://www.accamargo.org.br/saude-prevencao/mitos-e-verdades/alguem-que-nao-fuma-pode-ter-cancer-de-pulmao/105/

Unknown

Colaborador do AAV. Tem uma grande paixão pelo blog mas vive não conseguindo deixar os posts em dia!

Comentário(s)