O magnifico computador das eras antigas


Uma ferramenta antiga, criada a há mais de dois mil anos atrás, quando as pessoas pensavam que a Terra era o centro do universo. Ele é muitas vezes referido como o primeiro computador a ser criadono entanto, está declaração e tema de varias discuções estre os estudiosos, mas sem duvida todos concordam em um ponto: o Astrolábio e um objetos de imenso mistério e beleza!

astrolabio (01)

O astrolábio foi um marco! Ele era um instrumento de resolução de problemas, ele podia calcular coisas como a hora do dia de acordo com a posição do sol e as estrelas no céu, altura de edifícios, profundidade de poços, resolver problemas geométricos e ajudar na localização em alto mar com base na altura dos astros. Como um computador padrão, os dados entravam, eram processados e a informação saia no final.  

Astrolabe, 18th century

Basicamente era formado de um disco de graduado na sua borda (feito de bronze, cobre e etc) um anel de suspensão e um ponteiro (chamado de mediclina). Seu tamanho variava conforme sua utilização mais espeficica.

astrolabe parts


Como tal, o astrolábio tornou-se uma das ferramentas fundamentais para a astronomia até final da Idade Média. Ao longo dos séculos foram produzidos vários tipos de astrolábio, sendo o mais comum o astrolábio planisférico onde a esfera celeste foi projetada no plano do equador. Os princípios desta projeção eram conhecidos bem antes de 150 A.C., mas pensa-se que o primeiro funcionamento foi produzido séculos depois que foi teorizado.


Astrolabe (musée islamique du Caire)

Astrolabium

Astrolabe

Embora o astrolábio foi substituído por equipamento mais precisos e especializados em meados do século XVII, eles ainda estão em uso até hoje, particularmente no ensino de astronomia. Eles são apreciados não só pela sua grande história, mas por suas capacidades também. Mais do que tudo, porém, hoje astrolábios são valorizados por sua mística e beleza como instrumentos antigos de astronomia.

Adaptado de Kuriositas

Fontes: Infoescola e Wikipedia

Unknown

Colaborador do AAV. Tem uma grande paixão pelo blog mas vive não conseguindo deixar os posts em dia!

Comentário(s)