Motivos para você DESISTIR de ser um chefe e PENSAR em ser um Líder!


Enquanto um líder pode ser um chefe, nem todo chefe é um líder. Embora os líderes e chefes têm definições quase idênticas, com efeito, eles são diferentes no mundo competitivo de hoje. As diferenças são claras, saber como agir vai definir o que você pode alcançar e como você vai conseguir.

Então, se você está no comando, ou se você aspirar estar lá, você tem que tomar uma decisão: Você vai ser o chefe ou você está indo para ser o líder?

A escolha é inteiramente sua , é claro - mas aqui estão alguns pontos a considerar:


O Chefe costuma ver somente o profissional do trabalhador, sem se importar com as suas particularidades e problemas, já O Lider percebe e se sensibiliza com o pessoal do trabalhador .


O Chefe sempre se coloca em primeiro lugar para o bem ou para o mal, excluindo os demais. O Lider engloba todos independentemente da causa ou do motivo.


O Chefe manda seus subordinados para qualquer situação se excluindo, já que em sua cabeça acha que não deve participar. O Líder se incluiu em qualquer situação, reconhece que o que vier deve ser enfrentados por todos.


O Chefe utiliza de Microgestão (Micromanagement em inglês), ato de gerenciar com grande controle ou excessiva atenção aos detalhes. Na verdade, o que chamamos de microgestão é aquele chefe que passa a maioria do seu tempo junto da equipe, acompanhando qualquer tarefa e, na maioria das vezes, acaba trazendo prejuízos para a organização e desmotivando seu pessoal. Já o Líder entende que sua presença como apoio para a equipe é importante e necessária, mas tem o bom senso e a confiança que as tarefas serão bem realizadas mesmo sem sua presença.


O Chefe sempre se da o credito de qualquer conquista, atribui ela a seus atos e qualidades. O Líder atribui uma conquista ao esforço da equipe, reconhece qualidades individuais mas sem desmerecer o trabalho em conjunto!  



O Chefe passa aquele ar que amedronta, que a qualquer errinho o trabalhador pode levar um bronca ou até mesmo perder o emprego, deixando-o com uma postura desconfortável. O Líder ganha o respeito de todos apenas com suas boas atitudes, sua humildade e boas escolhas, Com isso uma rede de respeito começa a ser tecida em torno de dele e da percepção que as outras pessoas tem sobre O Líder é.



O Chefe vê o trabalhador como uma ferramenta, e assim vai fazer de tudo para usa-la de forma especifica. O Líder estimula o trabalhador a melhorar suas capacidades e a descobrir novas.


O Chefe se mantem focado no processo, em como tudo funciona, ignorando a pessoa e enxergando apenas o profissional envolvido. O Líder vê a pessoa no lugar do profissional, percebe que as coisas funcionam pelas mãos das pessoas. Ele enxerga o Seu Zé, o mecânico por exemplo. 


O Chefe e o seu Chefe, nada mais e nada menos, já que ele(a) próprio(a) não da abertura para isso. Já o Líder e o seu colega, seu companheiro de trabalho, aquele(a) que você chama para sair depois do expediente, aquele que você bate um babo para descontrair durante o cafezinho e etc.

Entretanto

Apenas o termo "líder" evoca mais a positividade do que a de "chefe". No entanto, quando as pessoas sonho de chegar a altos cargos na vida, negócios ou política, eles sonham em ser mais chefes do que líderes. Uma possível explicação para isso é que ser um líder exige muito mais responsabilidade em um emprego do que ser um chefe, mas, ser um líder e muito mais efetivo e produtivo.   


Fontes: 
http://www.abb-conversations.com/br/2013/05/microgestao/
http://9gag.com/
http://elitedaily.com/money/entrepreneurship/things-distinguishes-leader-boss/
http://www.inc.com/lolly-daskal/the-choice-is-yours-boss-or-leader-pick-one.html

Unknown

Colaborador do AAV. Tem uma grande paixão pelo blog mas vive não conseguindo deixar os posts em dia!

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