Manjhi: o homem que REMOVEU uma montanha sozinho!


As montanhas proximas da aldeia de Gehlour, perto de Gaya na Índia, são um terreno de difícil acesso e bem perigoso, o que obriga os moradores da aldeia e de muitas outras a darem a volta pela montanha para ir para seus trabalhos, escola ou para procurar ajuda medica.


No entanto tudo isso mudou com a trágica morte da esposa de Dashrath Manjhi, Phalguni Devi. Devi foi percorrendo o caminho estreito através das montanhas para trazer para o seu marido um pouco de água que trabalhava em uma mina de carvão quando acabou sofrendo um acidente e ficou gravemente ferida.


O medico mais proximo estava a cerca de 60 km de distancia em uma cidade proxima.


Mas quando a ajuda chegou Devi acabou falecendo.


Atingido por sua perda, Manjhi resolveu se certificar que uma tragédia como essa nunca mais acontece-se! Utilizando ferramentas simples, ele começou desbastando as rochas da montanha afim de criar uma estrada que iria atender sua aldeia e outras pessoas como ele.


Ridicularizado por seus companheiros de aldeia e ignorado pelo governo, Manjhi trabalhou destemidamente dia após dia na estrada, lentamente uma passagem corria para dentro da terra.


Com o tempo os moradores vieram para respeitar seu trabalho pois viram a sua promessa e muitos deles começaram a fornecer alimentos e ferramentas para o recém-apelidado de "Homem da montanha."


Após 22 anos de trabalho árduo, Manjhi terminou sua estrada em 1982.

Seguindo em linha reta através da montanha, ele foi capaz de cavar em rocha pura uma estrada de 110m de comprimento por 7,6m de profundidade e 9,3m de largura.



Seu feito foi grandioso não só por cavar a montanha mas também por reduzir consideravelmente a distancia de viagem para incontáveis aldeias, ele reduziu a distancia percorrida entra as cidades Atri e Wazirganj de 55km para 15km. Também conseguiu criar um caminho seguro para os viajantes e também possibilitou a passagem de veículos pequenos.



 Dashrath Manjhi


 Manjhi exibindo seu feito!
Aqui da para perceber o quão grandioso foi o feito de Manjhi!

O homem de montanha faleceu em 2007 em decorrência de um câncer, ele foi indicado ao Padma Shri (uma das maiores condecorações civil concedida pela a republica da Índia) e também foi proposto construir um hospital em seu nome na região, mas nenhuma dessas acabou se concretizando.

Em 21 de Agosto de 205 foi lançado o Filme Manjhi - The Mountain Man, baseado na historia e no feito de Dashrath Manjhi, veja o trailer abaixo:


Apesar de tudo a estrada que foi o fruto do seu trabalho ainda leva o seu nome em um testamento surpreendente ao poder de um indivíduo.

Unknown

Colaborador do AAV. Tem uma grande paixão pelo blog mas vive não conseguindo deixar os posts em dia!

Comentário(s)