Todos somos ostentação?!?

  

Nunca se viu usar a palavra OSTENTAÇÃO igual aos últimos anos, é ostentação pra cá e ostentação pra lá, gente que bate no peito e diz que e da ostentação e se vangloria disso. O problema desse tipo de pessoa ou de pessoas como você (isso mesmo) e não ver as coisas como realmente elas são.

OK, vamos por partes:

Ostentação é uma palavra que tem origem no termo em latim ostentatio, que significa exibição vã ou inútil. Para ser mais claro ostentação é o ato ou efeito de ostentar, quer dizer “apresentar” ou “mostrar” num sentido exibicionista, estando ligado ao orgulho, à presunção ou simplesmente à vaidade. É o ato de alguém que exibe as suas riquezas ou as suas próprias qualidades, sublinhando a importância de algo que tem, que fez ou que é.

Não e mistério para ninguém que a moda da ostentação se popularizou pelo funk, tanto que acabou virando um estilo próprio: o funk ostentação. Nasceu em São Paulo em 2008, mas ficou mais conhecido no final de 2011. Letras que falam de dinheiro e mulheres têm em todos os estilos de música, mas esse estilo se destaca por tratar bastante sobre isso e por fazer apologia ao consumismo de carros, motos, bebidas e roupas.


Hornet, 1.100, Bandit, RR, Camaro, Red Label, Big Apple, Red Bull, Absolut, Chandon, Christian Audigier, Oakley, Tommy, Lacoste, Louis Vitton e etc....

Sim! Musica ostentação faz propagando descarada de marcas de grife e pior: sem ganhar um centavo por isso! Segundo as empresas, o valor de retorno dessa publicidade espontânea é desconhecido, mas nenhuma reclama da divulgação de seus produtos.

Por mais que o estilo ostentação pareça muito exagerado ou até mesmo idiota para muitos, ele e bem antigo. No hip hop americano ele e muito comum a muito tempo, um exemplo prático e só pegar o rapper 50 cents (que por sinal hoje está falido), todos as suas músicas de sucesso bem dizer são sobre ostentação.

Mas no início eu disse que o problema da ostentação é um problema das pessoas em geral, mesmo que você não seja do estilo ostentação. Quer saber o por que? 

Vivemos em um mundo capitalista, onde sempre estamos comprando, na maioria das vezes mesmo sem precisar e ainda exibimos nossas "conquistas" para todos. Você assim como o pessoal da ostentação tem atitudes bem parecidas, não concorda? Bem, vou “ilustrar” isso com um pequeno vídeo:


O vídeo do Rafinha mostra que não é exclusivo deles, é de todo mundo como eu já havia dito, mas claro, que a situação é mais agravante para aqueles que não têm a condições e ainda sim querem seguir ostentando. O estilo de vida do sistema capitalista trás grandes malefícios e a ilusão de poder, mas as pessoas não percebem isso ou simplesmente ignoram o que percebem.

O cantor e compositor Edu Krieger fez uma uma musica chamada Resposta ao Funk Ostentação, que é uma critica ao impacto causado pelos artistas desse gênero, ficou muito boa confira abaixo:


Vamos ser justos, há muitas pessoas que não são consumistas é muito menos ostentadoras, todos deveríamos ser assim, mas o mundo nós diz o contrario. Chegaremos a um ponto que ostentaremos vida! 

Unknown

Colaborador do AAV. Tem uma grande paixão pelo blog mas vive não conseguindo deixar os posts em dia!

Comentário(s)