A media de hoje ajuda a criar os idiotas de amanhã?


A questão tem sido debatida um pouco por todo o mundo e são cada vez mais as pessoas que acreditam que grande parte dos meios de comunicação deixou de fazer o seu trabalho com responsabilidade. É verdade que os meios de comunicação não podem ser considerados responsáveis pela ação de alguém, mas é inegável que eles ajudam a formar uma opinião e têm uma enorme capacidade para influenciar. A informação já não é o que era, nós precisamos perceber que o mais importante para a media: passaram ser a audiência, é eles estão dispostos a explorar qualquer evento até à exaustão para faze-la subir…

Sem ser sensacionalista você acha que a televisão tem vontade e objetivo de promover cultura, educação e informação ao telespectador? Sim, se isso der dinheiro eles se esforçaram para levar o melhor para você!

De certa forma a media de hoje está ajudando a criar os idiotas de amanhã, basta olhar para a cobertura totalmente irresponsável que eles fazem destes eventos de assassínio em massa que têm acontecido um pouco por todo o mundo. Há quase um prazer macabro e assustador em explorar o acontecimento mesmo que seja com conteúdo irrelevante em nome da audiência.

“A população geral não sabe o que está a acontecendo, e eles nem sequer sabem que não sabem”- Noam Chomsky

Apenas dois simples exemplos: O mundo ficou chocado com os ataques terrorista em Paris em que veicularam os mínimos detalhes do ocorrido, mas a media não deu a minima ao atentado a uma faculdade no Quênia que deixou pelo menos 148 mortos, alias, muita gente até hoje não sabe desse fato. 

No Brasil a mídia deu uma atenção MONSTRUOSA para os atentados em Paris, mas praticamente se esqueceu de dar importância ao rompimento da barragem em Mariana / Minas Gerais, que por sinal destruiu algumas cidades, contaminou rios (inclusive o Rio Doce, que abastece uma grande quantidade de cidades e que por sinal todas estão sem água para consumo), contaminou parte do litoral do Espirito Santo e deixou impactos ambientais que podem afetar boa parte do pais além de prejuízos econômicos e sociais! 

Não que seja para compararmos os dois atentados, mas que tenhamos o bom senso de não darmos mais atenção a um do que a outro e que possamos ficar mais ligados ao que acontece em nossa porta!


Essa cobertura selecionada da mídia em ambos os casos foi tão "descarada" que a própria BBC (uma das emissoras de radio e TV mais respeitadas e com boa reputação no mundo) publicou sobre o assunto. Clique aqui para ler, vale a pena!

Esta é a media de hoje e nós precisamos ter cuidado para não nos deixarmos manipular pelas suas palavras…

Unknown

Colaborador do AAV. Tem uma grande paixão pelo blog mas vive não conseguindo deixar os posts em dia!

Comentário(s)