Você já tocou na Não-Me-Toque?


Você já tocou na Não Me Toque!? Provavelmente sim!

Se esse nome não lhe veio a cabeça a Não Me Toque também e conhecida como Dormideira, Sensitiva e Dorme-Dorme. Se mesmo assim não lembrou e aquela planta que se fecha quando encostamos o dedo nela, quando a noite se aproxima ou com outro estimulo parecido (veja o gif abaixo).

Fonte: Wikipedia
Crianças ficam facionadas com essa planta, seu nome cientifico e Mimosa pudica e é uma planta originaria da América Latina, facilmente encontrada em muitos locais graças a sua fácil disseminação. A Não Me Toque gosta de locais onde as temperaturas variam de 15º C a 30º C.

Mas por que ela se fecha?


Quando uma força (um simples toque, no caso do video acima) é aplicada nas folhas da planta, as células em torno desta região perdem a turgescência (força aplicada pela água contra a parede da célula). Isto é devido a uma libertação de produtos químicos, incluindo o potássio, o que leva a água para fora das células. Uma vez que a célula está sem água ela desmaia. O que vemos é que as folhas entram em colapso.


Ninguém sabe ao certo por que a Não Me Toque (e outras plantas afins) evoluíram esse traço em particular. Alguns cientistas pensam que ela evoluiu para surpreender animais. Um herbívoro pode pensar que a planta e um inseto, depois de ver as folhas dobrarem tão rapidamente, fazendo com que ele desista e vá procurar outro alimento.

A Não Me Toque é encontrada em todo o mundo (pelo menos em qualquer lugar com as condições para o seu crescimento) e é conhecida como Touch-Me-Not. Podemos dizer que ela e um exemplo cativante da natureza em ação.



Traduzido e Adaptado de Kuriositas.

Unknown

Colaborador do AAV. Tem uma grande paixão pelo blog mas vive não conseguindo deixar os posts em dia!

Comentário(s)