As origens da Paz: Símbolos universais de esperança!


Universalmente falando, existem símbolos que todos conhecem como representantes da paz, abaixo vai os mais conhecidos e suas respectivas historias.


O pombo branco têm suas origens na mitologia judaico-cristã, onde segundo a bíblia Noe soltou um pombo branco após o diluvio para que o mesmo encontra-se terra firme, após um tempo o pássaro retornou com um ramo de oliveira no bico assim mostrando que finalmente a paz reinaria. O pombo branco também e retratado em outras mitologias, por exemplo, ela e a ave que aparece associada à imagem de Afrodite e Eros, simbolizando a realização amorosa e dos desejos dos amantes na mitologia Grega.


O ramo de Oliveira como mencionado acima, foi a prova que o pombo trouxe para sinalizar que Deus havia acabado com a "guerra" contra a humanidade e assim a paz reinaria. Já na mitologia Grega, Atena e Poseidon competiram por uma cidade e cada um deles precisava dar a ela um presente. Atena criou a Oliveira e foi nomeada a vencedora, tendo assim a cidade batizada em sua homenagem, cidade de Atenas, desde então ramos de Oliveira simbolizavam a vitoria e passaram a ser dados aos vencedores das Olimpíadas. Ele também passou a ser associado a deusa Eirene (Irene em português ou Pax em romano) que era sempre retratada segurando um ramo de Oliveira, o que deu mais força ainda a ele como um simbolo de paz. Embaixadores e Emissários carregavam os ramos como um sinal de paz (com a mesma função da bandeira branca) e  noivas e virgens sempre usavam ramos de Oliveira para representar paz e pureza.

Os ramos de Oliveiras estão presentes na bandeira das Nações Unidas é na de diversas organizações dedicadas a paz.


A bandeira branca representa a verdade, a união, a pureza e neutralidade. Por isso foi escolhida para ser usada em missões de paz, principalmente em guerras, por demonstrar que o portador não tem intenção de lutar. Ela e reconhecida pela Convenção de Genebra (um tratado para reduzir os efeitos da guerra sobre a população civil), é si usada de má fé pode ser considerado um crime de guerra.


O simbolo adotado pelos Hippies foi criado pelo artista e designer britânico Gerald Holtom para a "Campanha do Desarmamento" (Campaign for NuclearDisarmament-CND) pertencente ao “Movimento da Paz” em 1958. Mas a imagem começou a tomar proporções depois de 1960 quando a União Estudantil para a Paz começou a distribuir milhares de copias e no final dessa década tornou-se aceita em todo o mundo como um símbolo para a paz.

Unknown

Colaborador do AAV. Tem uma grande paixão pelo blog mas vive não conseguindo deixar os posts em dia!

Comentário(s)