5D: Guarde seus dados para sempre!


Cientistas da Universidade de Southampton têm trabalhado duro para mudar a nossa forma de armazenar dados. Recentemente, eles anunciaram um disco de vidro 5D - um novo tipo de armazenamento digital que irá manter os nossos dados para ... bem ... a eternidade.

Usando vidro nanoestruturado, os cientistas da University’s Optoelectronics Research Centre (ORC) desenvolveram os processos de gravação e recuperação de cinco dimensões (5-D) de dados digitais por escrita a laser femtossegundo.

Estes dispositivos de armazenamento podem armazenar até 360TB de dados, operam a 1000 ° C é a melhor parte: eles vão durar para sempre. De acordo com um dos cientistas responsáveis na temperatura ambiente, o disco iria durar para sempre ou em temperaturas de 190 ° C duram cerca de 13,8 bilhões de anos.


Lembrando que os dispositivos de mídia magnética como o Disco Rígido, vulgo HD, podem guardar dados por apenas 100 anos aproximadamente!

Agora, os principais documentos da história humana, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), Óptica de Newton, Magna Carta e a Bíblia do Rei Jaime, foram guardadas como cópias digitais que poderiam sobreviver a qualquer desastre que afete a raça humana. 

Copia do DUDH em formato 5D.
Parece ótimo, mas.... está tecnologia ainda está em desenvolvimento. Então vamos manter nossos dedos cruzados que não vamos ter que esperar por um presente para a eternidade.

Fonte: Southampton

Unknown

Colaborador do AAV. Tem uma grande paixão pelo blog mas vive não conseguindo deixar os posts em dia!

Comentário(s)