Tempestade Eterna: O lugar mais Elétrico da Terra!


Uma tempestade e um fenômeno atmosférico bastante comum, onde duas massas de ar de temperaturas diferentes se chocam e o resultado disso são rajadas de vento, chuva, trovoadas, relâmpagos e granizo em algumas ocasiões. E um fenômeno natural bastante vital para a vida, na qual ocorre com maior intensidade em certas épocas do ano, mas um local em especifico chama atenção pela a quantidade extremamente alta de tempestades, chegando a quase 6 meses de tempestades por ano!


O local em questão fica na Venezuela, onde o rio Catatumbo deságua no lago Maracaibo aos pés das Cordilheiras dos Andes. Em média o lugar tem 160 noites com tempestades, entretanto, o que chama a atenção do local não e o fato de serem simples tempestades, e o fato de serem tempestades de raios!


A media de raios em épocas de chuva e de 28 por minuto, cerca de 1.680 por hora, tornando o local O mais elétrico da terra. De tantos raios o local ganhou um lugar no livro Guinness dos Recordes Mundiais pela "mais alta concentração de relâmpagos do mundo", com 250 deles por quilômetro quadrado, todo ano. Segue um vídeo abaixo mostrando a quantidade de raios em alguns minutos:


Os meteorologistas não conseguem afirma com certeza qual e o motivo de tantas tempestades na região, mas a teoria mais aceita e que os ventos quentes que veem do Caribe e as frentes frias que descem das Cordilheiras dos Andes se encontram com a água evaporada do lago e dos pântanos. E por causa da geografia do terreno as nuvens de tempestades que se formam ficam "presas" fazendo com que o local sofra essa quantidade absurda de raios. 


O fenômeno é conhecido por vários nomes, como Farol de Maracaibo, Relâmpago do Catatumbo ou Tempestade Eterna. O nome Farol de Maracaibo e dado por que o relâmpago pode ser visível de 400 até quilômetros de distância, é e tão regular naquela região que tem sido usado como um auxílio na navegação.


Os raios também deixam um toque de magia no céu, os Bari, uma tribo indígena do pais acreditam que os raios são espíritos de seus ancestrais.

Fonte: Wikipedia, BBC e Telegraph

Unknown

Colaborador do AAV. Tem uma grande paixão pelo blog mas vive não conseguindo deixar os posts em dia!

Comentário(s)